Segunda a Sexta-feira: 07h30 até 17h

CIRURGIAS

Sessão destinada aos detalhes sobre os procedimentos cirúrgicos da especialidade

Navegue pelo menu para conhecer mais sobre cada cirurgia

Litíase

Litíase, cálculos ou pedras são sinônimos e significam massas sólidas formadas por compostos químicos da urina, principalmente oxalato de cálcio ou ácido úrico, podem acometer os rins, ureteres e bexiga. Enquanto nos rins não costumam causar sintomas, a não ser que possuam grandes volumes. As cólicas estão associadas à migração do cálculo pelo ureter, o que na maioria das vezes cursam com hidronefrose (dilatação dos rins). Quando presentes na bexiga geralmente são consequência da dificuldade de seu esvaziamento, mais comum em homens idosos, devido ao aumento da próstata. O tratamento cirúrgico é definido pelo Urologista, de acordo com a localização e tamanho da pedra, inclui as técnicas de Nefrolitotripsia Percutânea, Ureterorrenolitotripsia flexível, Ureterolitotripsia semirrígida, Cistolitotripsia e Cistolitotomia.

Nefrolitotripsia Percutânea

Técnica cirúrgica utilizada para remover cálculos do rim ou ureter superior, que são demasiadamente grandes ou estão em posição desfavorável para outras formas de tratamento. O procedimento é realizado através de uma pequena incisão na região lombar, por onde é introduzido um aparelho de vídeo (Nefroscópio) para visualização, fragmentação e retirada da pedra. No geral é mantido uma sonda de nefrostomia pela incisão, que é retirada antes da alta num período de 1 a 2 dias. Em alguns casos é necessário a colocação do cateter ureteral (Duplo J), que será retirado posteriormente após pelo menos 7 dias.

Orientações para o Pré-Operatório
  • Os procedimentos para tratamento de litíase são realizados em regime de internação hospitalar. O tipo de anestesia pode variar entre Anestesia Geral ou Raquidiana, dependendo da necessidade do paciente e localização do cálculo.
  • Quando realizada de forma eletiva, o paciente deverá passar por avaliação anestésica pré-operatória em consultório. Na urgência o Anestesista fará a avaliação no hospital. As doenças pré-existentes e medicações de uso contínuo deverão ser informadas.
  • É de extrema importância a apresentação dos exames pré-operatórios e de diagnóstico por imagem (Ultrassonografia, Tomografia, Ressonância. ) no dia do procedimento.
  • Faz-se necessário jejum absoluto de 8 horas antes da cirurgia.
Orientações para o Pós-Operatório
  • Pacientes submetidos a procedimentos com necessidade de colocação do cateter ureteral (Duplo J), deverão ter cuidado em não tracionar o fio externo fixado na região íntima (em alguns casos o fio não é deixado). É comum sentir desconforto na região lombar principalmente ao urinar, além de frequência urinária aumentada e possíveis episódios de sangue na urina. Atividades físicas intensas devem ser evitadas.
  • Quando há necessidade de permanecer com sonda uretral, os cuidados e manejos serão dados pela equipe de enfermagem antes da alta hospitalar.
  • Nos casos onde alguma incisão tenha sido feita, cuidados com curativos serão necessários e os pontos normalmente deverão ser retirados após 7 dias. Atividades físicas e de trabalho serão limitadas por tempo determinado pelo seu médico.
  • As medicações prescritas geralmente são antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, devem ser tomadas corretamente conforme orientações medicas.