Segunda a Sexta-feira: 07h30 até 17h

CIRURGIAS

Sessão destinada aos detalhes sobre os procedimentos cirúrgicos da especialidade

Navegue pelo menu para conhecer mais sobre cada cirurgia

Oncologia

Prostatectomia Radical

Apesar da introdução de várias técnicas eficientes para o tratamento do câncer de próstata, como a radioterapia, a braquiterapia e a terapia hormonal, até hoje, a prostatectomia radical retropúbica (retirada cirúrgica da próstata como um todo) permanece como método relevante de controle dos tumores localizados.

Orientações para o Pré-Operatório
  • Nas 24 horas que antecedem a cirurgia, você não deve comer alimentos sólidos ou de difícil digestão. Utilize apenas dietas líquidas como água, caldos, sucos, sopas (evitando carne, macarrão) e chás.
  • Após a meia-noite do dia que antecede a cirurgia, você deve entrar em jejum absoluto, sendo vetada inclusive a ingestão de água.
  • Os procedimentos cirúrgicos de Nefrectomia são realizados em regime hospitalar, quando a internação do paciente faz-se necessária.
  • Para tal, é praticado o tipo de anestesia Anestesia Geral.
  • A Avaliação Pré- operatória com um Cardiologista será solicitada pelo seu cirurgião.
  • Comunique ao médico responsável e a equipe de enfermagem o uso de medicamentos como Aspirina (AAS), Somalgin, Anticoagulantes (Marevan, Coumadin), Ticlopidina (Ticlid), Clexane, Clopidogrel.
  • É de extrema importância a apresentação dos exames pré-operatórios e, principalmente, dos exames de imagem.
Orientações para o Pós-Operatório
  • Imediatamente após a cirurgia você será levado à sala de recuperação anestésica. Após total recuperação da consciência e estabilização dos sinais vitais, será encaminhado ao quarto.
  • Internação: O período de internação hospitalar para a maioria dos pacientes é de 4 a 5 dias.
  • Dieta: Você receberá líquido e medicações através de um cateter endovenoso (EV) durante sua internação. Dessa maneira permanecerá bem hidratado até que seja capaz de tolerar a dieta por boca. A maioria dos pacientes são capazes de tolerar água e pequenos goles de líquidos no mesmo dia da cirurgia, e alimentos regulares após o dia seguinte. No pós-operatório imediato, é comum sentir um pouco de náusea e eventualmente apresentar vômito.
  • Dor pós-operatória: O controle da dor é eficientemente realizado através de medicação endovenosa. A medicação é realizada de horário e você pode ainda solicitar a equipe de enfermagem doses extras, se julgar necessário.
  • Cateter urinário: você será sondado por um cateter urinário que drenará a bexiga. Esse é colocado na sala de operação, enquanto o paciente está dormindo, e fica em média 2 semanas. Você receberá alta com ele. Não é incomum ter sangue tingindo a urina por alguns dias após a cirurgia.
  • Espasmos da bexiga: espasmos da bexiga sentidos como uma cólica em baixo ventre são bastante comuns após a prostatectomia radical. Eles são transitórios e diminuem com o passar do tempo. Se intensos, medicações podem ser prescritas para amenizar essa sensação.
  • Dreno: você terá um dreno saindo por uma pequena incisão ao lado da cicatriz da cirurgia, no abdome inferior. Esse dreno é colocado para evitar o acúmulo de secreção e urina próximo de onde estava a próstata, junto a sutura da bexiga com a uretra. Normalmente o dreno é removido antes da alta, quando seu débito é mínimo.
  • Locomoção: No dia após a sua cirurgia, é muito importante sair da cama e caminhar sob a supervisão da enfermeira ou de um membro da família. Isso ajuda a prevenir coágulos de sangue em suas pernas, dito trombose.
  • Meia de compressão – é conveniente que você leve ao hospital meias de média compressão, para que possam ser utilizadas durante a cirurgia e a internação!
  • Constipação intestinal: você pode ficar constipado por vários dias após a cirurgia, por conta da anestesia e das medicações para dor que utilizamos. Supositórios e laxantes podem ser usados para aliviar esse problema. Tomar uma colher de chá de óleo mineral diariamente em casa também ajuda a prevenir a constipação. Medicações potentes para a dor causam constipação e, portanto, os pacientes são encorajados a descontinuá-las tão logo a dor da cirurgia seja tolerável
  • O cateter urinario é fundamental para uma boa cicatrização da bexiga e da uretra. Ele esvazia sua bexiga constantemente. Nunca ele deve ser tracionado ou colocado em tensão. Se você sentir ele puxar, significa que deve ser fixado em sua coxa com alguma folga para que você possa caminhar sem problemas. Se a drenagem de urina cessar completamente ou se o cateter sair, o urologista deve ser imediatamente comunicado.
  • A bolsa coletora de urina deve ser sempre posicionada abaixo da bexiga para uma adequada drenagem por gravidade. Esvazie o coletor antes que ele fique muito cheio. Coletores menores que fixam-se à perna estão disponíveis para venda e podem ser utilizados por baixo das roupas. À noite, use sempre os maiores.
  • A ponta do pênis pode apresentar feridas decorrentes da irritação pelo cateter, eventualmente até uma secreção amarelada (não é pus; isso ocorre e é completamente normal!). Use água morna e sabão neutro para lavar diariamente essa área. Você pode usar lubrificantes à base de água (K-Y®, p.ex.) para evitar a secura e o desconforto na ponta do pênis.
  • É comum sua urina ficar tingida de rosa ou vermelho quando você se movimenta um pouco mais. Isso é devido ao cateter esfregar-se contra sua bexiga e uretra. Se isso ocorrer, reduza suas caminhadas e aumente a ingestão de líquidos.
  • Resultados da patologia: a próstata sempre é encaminhada para análise anátomo-patológica. Os resultados ficam prontos, em média, em 2 semanas. Esses serão discutidos no consultório médico, durante seu retorno.
  • Seguimento pós-operatório: ligar no consultório e agendar consulta em aproximadamente 12 dias após a cirurgia.